Módulo 1 - Trabalho Científico
Relexão:
Módulo 1 - Trabalho Científico
https://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/cp/tetxt3.htm
Há uma grande dificuldade em estabelecer uma única noção de currículo. Não há uma noção, mas várias, conforme a perspectiva.
É frequente identificá-lo, por exemplo, com planos de estudo e caracterizá-lo como a atribuição de tempos lectivos semanais a cada disciplina, ou então confundi-lo com o conjunto de temas por disciplina, o que normalmente se chama “programa”. Neste caso, será uma visão demasiado redutora, pois o conceito de currículo não se pode confinar à execução de um programa, já que ele inclui a tomada de decisão sobre os objectivos, conteúdos e sobre a própria avaliação.
O professor deverá ser alguém capaz, não só de executar maquinalmente algo pré-estabelecido, mas pensar e criar por si, adequando o ensino/aprendizagem ao contexto escolar que enfrenta em cada aula e aos seus alunos, em concreto. Caso contrário, reduz-se a um funcionário, agente do estado, e não um agente activo e criativo na comunidade escolar. Como tal, o professor deve ter um papel fundamental no processo de elaboração e desenvolvimento do currículo e na sua aplicabilidade circunstanciada. Por aí deve caminhar a sua formação, envolvendo-o numa lógica prática de investigação e desenvolvendo o currículo num processo contínuo tripartido em acção-reflexão-acção.
Há, igualmente, necessidade de adaptar o ensino/aprendizagem ao contexto social e político que envolve as escolas, inovando o currículo e adaptando-o, de forma que não haja um grande desajuste entre o que se ensina e aprende num contexto escolar protegido e algo ideal e um mundo exterior que, por vezes, tem pouco a ver com a escola. Nota-se, não raras vezes, uma grande distância entre o que a criança aprende na escola e o referencial social que a envolve, mal sai do recinto escolar. Isto exige uma gestão flexível do currículo em cada escola, possibilitando-lhe, dentro dos limites do currículo nacional, organizar e gerir autonomamente todo o processo do ensino/ aprendizagem, adequando-o às necessidades diferenciadas de cada contexto escolar.
É inevitável, então, uma flexibilização escolar e curricular. Uma boa gestão da escola baseada numa participação dos professores e outros agentes educativos, com objectivos bem definidos, levaria o ensino/aprendizagem a um maior sucesso.
CURRÍCULO, ESCOLA E COMUNIDADE: RELAÇÕES E POSSIBILIDADES